Cooperativismo

Um trabalho de todos para todos

POR QUE ESCOLHER O COOPERATIVISMO?

Tenha voz ativa!
No cooperativismo, você escolhe seus representantes e participa das decisões que trarão benefícios para você e sua comunidade.

Participe dos resultados
Os membros têm participação nos resultados anuais da cooperativa. Os valores são distribuídos de acordo com as movimentações feitas por cooperado.

Tenha um propósito!
No Sicoob você colabora com a justiça financeira e o desenvolvimento da sociedade por meio de projetos sociais conscientes e ambientalmente corretos.

O que é cooperativismo
É uma filosofia de vida que procura transformar o mundo em um lugar mais justo, feliz e equilibrado. A cooperação busca melhores oportunidades para todos os envolvidos no sistema. É um modelo que une o desenvolvimento econômico e o social, produtividade e sustentabilidade, o individual e o coletivo.

OS SETE PRINCÍPIOS DO COOPERATIVISMO

Para direcionar os cooperativistas em todo o mundo, foram estabelecidos sete princípios. Eles são os mesmos desde que foi fundada a primeira cooperativa da história, em 1844.

Interesse pela comunidade

Contribuir para o desenvolvimento sustentável das comunidades é algo natural ao cooperativismo. Dessa forma, geram benefícios sociais e econômicos não só para seus cooperados, mas também para toda a sociedade.

Adesão livre e voluntária

As cooperativas são abertas para todas as pessoas que queiram participar, estejam alinhadas ao seu objetivo econômico e dispostas a assumir suas responsabilidades como membro.

Gestão democrática

As cooperativas são organizações democráticas controladas por todos os seus membros, que participam ativamente na formulação de suas políticas e na tomada de decisões.

Participação econômica dos membros

Em uma cooperativa, todos os cooperados são donos e têm participação nos resultados anuais. Os excedentes da cooperativa podem ser destinados a diversas finalidades, tudo sempre decidido democraticamente.

Autonomia e independência

As cooperativas são organizações autônomas, de ajuda mútua, controladas por seus membros, e nada deve mudar isso.

Educação, formação e informação

Ser cooperativista é se comprometer com o futuro dos cooperados, do movimento e das comunidades. As cooperativas promovem o desenvolvimento pessoal e, consequentemente, dos lugares onde estão presentes.

Intercooperação

Cooperativismo é trabalhar em conjunto. É assim, atuando juntas, que as cooperativas dão mais força ao movimento e servem de forma mais eficaz aos cooperados.

Mas o que é cooperativismo de crédito?
É uma organização em que todos se juntam em torno do mesmo objetivo, em que os cooperados são donos e têm voz ativa nas decisões. A cooperativa de crédito busca as melhores soluções financeiras para o grupo, praticando serviços justos e incentivando o desenvolvimento.

Poder de escolha
O primeiro passo para aproveitar todos os benefícios é baixar o app Faça Parte e seguir as orientações. O Sicoob está presente em todo o Brasil, assim é possível escolher a cooperativa mais próxima e que melhor vai atendê-lo.

Atendimento personalizado
Visite sua cooperativa, teremos o maior prazer em oferecer a melhor solução para você. Vamos ouvi-lo e indicar os melhores produtos, de acordo com o seu perfil e as suas necessidades.

Todo mundo ganha
Agora que você já é um cooperado, poderá participar diretamente dos projetos que impactam a comunidade, criando uma frente capaz de promover mudanças locais e gerando benefícios econômicos e sociais para todos!